Saif al-Islam, filho de Khadafi, está em “contato indireto” com corte internacional

Categoria:

Saif al-Islam, filho de Khadafi, está em “contato indireto” com corte internacional


O argentino Luis Moreno Ocampo, procurador-geral do Tribunal Penal Internacional, revelou nesta sexta-feira (28) que está em contato indireto com Saif al-Islam, o filho mais velho do ex-ditador da Líbia, Muammar Khadafi, para tentar que ele se entregue à corte e seja julgado em Haia, na Holanda. Ocampo não revelou quem eram seus intermediários, mas indicou que há uma possibilidade de as negociações fracassarem.
“Estamos realizando conversas informais com Saif para saber se ele pode se render à corte”, disse Moreno-Ocampo em uma entrevista por telefone a partir de Haia. “Sabemos que ele tem uma opção diferente porque aparentemente há um grupo de mercenários disposto a levá-lo para outro país, provavelmente o Zimbábue”, disse.
O Zimbábue seria uma opção interessante para Saif caso ele queira fugir da jurisdição da lei internacional. O país, governado há décadas pelo ditador Robert Mugabe, não é signatário do tratado que estabeleceu o TPI. A fuga, entretanto, não é a única opção de Saif. Segundo Ocampo, o filho de Khadafi continua dizendo que é inocente e que pode provar está condição.
O paradeiro de Saif al-Islam é desconhecido, mas de acordo com reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal francês Le Figaro, ele estaria na região desértica entre a Líbia, o Níger e a Argélia.
Seu comboio estava sob uma forte escolta de combatentes Tuareg do Níger e entrou quinta-feira na área da tríplice fronteira entre Líbia, Níger e Argélia. A operação para retirar o filho de Muammar Khadafi foi realizada, de acordo com nossas informações, com o apoio de Agaly Alambo, ex-líder rebelde do Movimento do Níger para a Justiça (MNJ) e seus homens.Fonte Epoca

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com